Skip to main content

O Rio

Um livro em formato infantil que é para todas as idades. De 3 anos em diante.

O rio adora a época das chuvas, pois fica alegre e feliz em levar água para a natureza, para as plantas e para os animais da floresta. Durante a época da seca, ele fica muito triste ao ver que suas águas diminuem tanto, e isso o deixa muito triste. Até que um grande amigo desconhecido aparece e o ajuda a superar suas dificuldades e assim ele decide ir rumo ao seu objetivo maior.

Inspiração

A inspiração deste livro surgiu após a leitura da história de um pequeno rio, contata pelo mestre budista Thich Nhat Hanh, em seu livro Paz É Cada Passo. Foi a partir dela que despertou em mim a vontade de criar histórias que alentam o coração e enriquecem nosso imaginário. Acredito que através delas, podemos crescer internamente, nos identificarmos com trechos que podem estar próximos do que sentimos e vivemos. Que O Rio possa despertar em você, criança ou adulto de qualquer idade, uma viagem única pelo seu imaginário.

Ilustrador

Leonardo Zampronio é natural de Guarulhos - Sp (Brasil). “Desde pequeno sempre tive o incentivo da família e o hábito de desenhar, era uma das minhas “brincadeiras” favoritas. Nunca tive dúvidas de que trabalhar com desenho era meu sonho. Quando completei 18 anos encontrei na ilustração a melhor forma de expressar minha arte e ideias, logo 1 ano depois ilustrei meu primeiro livro.”

Hoje Leonardo Zampronio tem mais de 25 livros publicados com ilustrações espalhadas em mais 11 países, incluindo os 5 continentes. Agora com 25 anos, Leonardo se sente realizado com seus trabalhos e está sempre em busca de aprender e crescer cada vez mais.

Frases do livro

Convidamos você a se inspirar com algumas frases do livro.
Leia e veja a sugestão em itálico, quando tiver:

As flores são presentes da natureza ao mundo - aprecie as flores!

O rio adorava olhar e deleitar-se com essa natureza vibrante - conecte-se com a natureza sempre!

O rio brilhava em seu esplendor. Sentia-se necessário para toda a floresta - escolha brilhar e sentir-se necessário.

Mais uma vez tudo mudava, e quando as chuvas chegavam, o Rio renascia! - seja como o rio, renasça a cada dia.

O Rio observava com interesse o céu azul, que tinha uma extensão infinita - olhe para o céu, sem pressa, deixe o céu entrar em você!

O rio observava o Sol, que aquecia tudo ao seu redor - seja como o sol, aqueça seu coração e o que está ao seu redor.

As nuvens tinham formas esquisitas, mas fascinantes. Elas mudavam toda hora em pouco tempo. - assim como as nuvens, tudo passa.

Quando parecia que uma nuvem era um animal, logo depois ela deixava de ser. - exercite o desapego.

O rio se divertia com essa dança de nuvens, de cor, de sol, de céu, de dia e de noite. - O que te diverte?

Às vezes aquilo que está na nossa frente se torna quase impossível de percebermos”. - o que está na sua frente e que você não vê?

Não cai na ilusão de acreditar tanto naquilo que vês superficialmente.

E foi assim que o rio passou a acreditar em si e, mais que isso, que nunca estava sozinho.

Agora, o rio não olhava apenas para fora. Mas para dentro, para fora e entre - para onde olhas? Para fora? Para dentro? Entre? O que enxergas?

    Testemunhos

    Cristina Prado Steolla

    Pedagoga
    Ao longo dos meus 25 anos de magistério, sempre valorizei a oportunidade de ler bons livros para meus alunos. Acredito profundamente na importância dos ensinamentos que a literatura narrativa nos proporciona. Recentemente, tive a alegria de ler "O Rio", de Luis Prado, e fiquei profundamente emocionada. Com uma leveza única, o autor nos conduz a uma reflexão profunda sobre a sazonalidade da vida. Vejo neste livro um recurso pedagógico inestimável, capaz de enriquecer inúmeras aulas para diversas classes e faixas etárias. "O Rio" oferece possibilidades de reflexão que podem ser tanto concretas quanto mais aprofundadas, de acordo com a maturidade das crianças. Esta obra me levou a uma jornada pessoal intensa, permitindo-me revisitar minhas lembranças mais sombrias e sentir uma imensa gratidão por cada momento do meu passado, que me moldaram até aqui. "O Rio" elucida a beleza da natureza e a conexão profunda entre todos os seres. Recomendo este livro não apenas pela qualidade literária, mas também pelo seu profundo potencial transformador.

    Simone Andrade

    Psicóloga

    Maravilhoso! Uma mensagem incrível sobre consciência e aceitação que vai além dos nossos pequenos olhares! Tudo através de um simpático riozinho que nos remete a pensar sobre nossos ciclos na vida!

    Suzana Borsari

    Psicóloga

    Completei 60 anos de existência este ano, sou psicóloga clínica e às vezes me aventuro no mundo das artes. Há quatro anos recebi um diagnóstico de baixa visão e pela dificuldade com a leitura, eu tive o privilégio de ouvir a voz do autor contando para mim essa história linda. Uma história sobre um rio, um arquétipo, um símbolo, que por si só já me levou para uma grande viagem interna. O texto me proporcionou um momento terapêutico, de autoanálise e autoconhecimento, que somente uma grande obra de arte é capaz de proporcionar. “O Rio” de Luis, pode ser ouvido ou lido através dos nossos sentimentos, da nossa subjetividade, simplesmente para se deixar levar pelas águas, ventos e toda a sensorial idade da natureza.
    Este é realmente um livro para todas as crianças dos 8 aos 100 anos, cada um vai entender e se identificar exatamente no momento que está vivendo.