Skip to main content

Quem somos

Entenda a missão, visão e valores que norteiam nossa abordagem inovadora ao ensino da matemática e à promoção do desenvolvimento pessoal. Mathemagika é mais do que uma metodologia, é uma filosofia de vida.

História da empresa

A Essência de Mathemagika

MATHEMAGIKA surgiu de maneira natural, orgânica e embrionária quando a Anita Prado Ferraro e Luis A Gagliardi Prado se encontraram em São Paulo no ano de 1994. Nesta ocasião houve uma rica reflexão e troca de vivências, visões e pontos de vista sobre o que é conhecimento, o que é matemática e, que a matemática está presente em todas as coisas e todos podem aprender matemática. Anita partilhou sua crença de que não sabia matemática e que se sentia incapaz de aprendê-la. Luis pediu que experimentasse com ele aprender alguns conceitos de matemática de maneira visual, lúdica e com linguagem acessível. Anita não hesitou. Alimentados por essa rica experiência inicial, Anita descobriu que podia aprender álgebra e ficou surpresa por saber que isso era possível.
Anita então convidou Luis para fazer um curso na sua empresa. Foi então quando o primeiro curso surgiu. Durante algumas semanas, Luis desenvolveu aulas de matemática para os funcionários da empresa. O curso focou no conhecimento da matemática e aplicação de maneira prática e lúdica. Entre as atividades desenvolvidas estavam:
  • Breve história da matemática
  • Os números e a música
  • As unidades de medida. Cada um criou a sua unidade de medida
  • A criação de figuras geométricas com compassos e esquadros
  • Álgebra como uma ferramenta para o dia a dia
  • A matemática está em tudo

Mais adiante Anita convidou Luis para realizar apresentações e vivências em programas empresariais. Destacando-se a vivência “O Guardião do Círculo”. Esse foi o momento em que a semente da MATHEMAGIKA começou a se desenvolver. Empresários refletiram, questionaram e aprenderam matemática. No final da vivência, todos se tornaram Guardiões do Círculo.

Podemos dizer que o encontro entre Anita e Luis foi auspicioso! Em suas palavras “Anita foi a peça chave para que eu acreditasse em meu potencial! Foi a maior motivadora para que eu começasse meu processo de criação.”

Após muitos anos, com seu contínuo trabalho como professor de matemática, física, ciências, Luis foi “desafiando” todos os alunos que não acreditavam que podiam aprender álgebra, ou melhor, equações. “Até os dias de hoje não encontrou um só aluno que não conseguiu aprender equações.”

O amor pela ciência e pela matemática, junto ao prazer de ler e escrever, proporcionou a criação de contos, poemas, histórias que muitas vezes a matemática está presente. Muitos matemáticos famosos pensavam a matemática como uma maneira de compreender o mundo. Pitágoras é talvez o maior exemplo. A ordem pitagórica, somente aceitava quem tivesse o dom da geometria,  conhecesse música e fosse vegetariano.

Toda a nossa música ocidental é fundamentada na escala musical pitagórica.  Além de Pitágoras, Galileu foi talvez o mais famoso, um exímio matemático, físico, que escrevia como um literato. Em suas palavras, disse:

“A Matemática é a Linguagem em que Deus escreveu o Universo”

Galileu Galilei (1564–1642)

Missão

Criar oportunidades (conteúdos) para o desenvolvimento pessoal, individual e coletivo por meio de atividades (reflexões/vivencias/meditações/leituras) que têm o poder de transformação interior. Ser um meio pelo qual passamos a olhar para dentro, para fora e entre, reconhecendo que todos fazemos parte de um todo em que cada um faz a diferença.

Visão

Inspirar e nutrir o exercício da reflexão, humildade, criatividade e pôr em prática as qualidades virtuosas do ser humano, para que um mundo bem melhor, mais justo, e livre possa existir, em que todos os seres vivam em harmonia e paz.

Valores

Todos temos uma natureza intrinsecamente boa e podemos agir de maneira a nutrir a honestidade, respeito, o apreço por todos os seres e a equanimidade.

Todos somos interconectados através da interdependência entre todos os seres e a natureza. Escolhemos promover uma vida sustentável e harmoniosa.

Simplicidade — podemos viver de maneira simples e consciente, reduzindo o consumo excessivo, adquirindo o que realmente é necessário e valorizando tudo aquilo que já temos.